SITE DE ACOMPANHAMENTO

Cidadãos testam o Sistema Público de Relacionamento pela primeira vez

Ciclo de Trabalho 5 Demonstração Pública
Cover demonstrac%cc%a7a%cc%83o pu%cc%81blica1
Cidadãos eram convidados a navegar pelo Sistema e registrar uma manifestação ou solicitar acesso à informação.

A primeira demonstração do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão aconteceu na terça-feira, 25 de abril, no Vapt Vupt do Antônio Bezerra, em Fortaleza. Essa foi a primeira oportunidade em que os cidadãos puderam testar e avaliar as ferramentas já disponíveis do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará, ainda em desenvolvimento. 

Logo na abertura, às 8h, os computadores já estavam à disposição dos cidadãos que estavam em busca de um dos serviços oferecidos pelo governo – diariamente, cerca de 3.200 pessoas que passam pelo local. Enquanto aguardavam atendimento, os cidadãos eram convidados a navegar pelo Sistema, registrar uma manifestação de ouvidoria, ou solicitar acesso à informações. Após o uso, os cidadãos respondiam uma pesquisa de satisfação para avaliar o desempenho das ferramentas utilizadas. 

DSC_0035-min 

A intenção do teste com cidadãos era identificar oportunidades de melhoria no Sistema, antes mesmo de sua conclusão. “O que a gente faz aqui é observar e ver como as pessoas têm interagido com o Sistema, qual a primeira impressão que elas têm, se há dificuldade em algum momento para navegar, clicar ou entender o que está escrito”, explicou Bruno Rigolino, designer de experiência do usuário e interfaces do projeto. 

Durante o Ciclo de Trabalho 5, foram desenvolvidas funcionalidades de ouvidoria e informação. Já no Ciclo de Trabalho 6, além de refinar o que já foi produzido até o momento, as equipes irão começar a construir as ferramentas de transparência. Caio Marques, diretor da Caiena - Tecnologia e Design, explicou os próximos passos do Projeto: “Daqui pra frente, vamos continuar desenvolvendo o Sistema e, ao final de cada ciclo, nós vamos fazer testes com os usuários. Algo fundamental nesse projeto é a participação cidadã na construção da tecnologia”, concluiu. 

DSC_0039-min

O participante Marcel Batista vê o Sistema como uma opção frente à desinformação e dificuldade que muitas pessoas têm para falar com os governantes. Além de conhecer e navegar pelo Sistema, fez uma manifestação, “Eu gosto muito de usar bicicleta compartilhada e não tem uma estação perto da minha casa. Então, pedi para que colocassem uma mais próximo de mim”. O secretário Flávio Jucá também esteve no Vapt Vupt e, após testar o Sistema, reforçou o propósito da Demonstração Pública, “A ideia é estar sempre perto dos cidadãos, porque em vários momentos as opiniões deles vão valer mais do que a nossa dentro da Controladoria e Ouvidoria do Estado (CGE)”, finalizou. 

Assim como nessa ocasião, será possível saber das próximas oportunidades de teste do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará pelo Blog do Projeto e pelo site da CGE.

Clique aqui e inscreva-se em nossa lista para receber as novidades do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará.