SITE DE ACOMPANHAMENTO

Informação para todos: População de Juazeiro do Norte compartilha experiências de uso do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará

Demonstração Pública Evento Ciclo de Trabalho 8
Cover demonstrac%cc%a7a%cc%83o pu%cc%81blica no cariri sprc vapt vupt 3
Depois de testarem o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará (SPRC), cidadãos respondem pesquisa de satisfação e avaliam a experiência do uso

Os cidadãos de Juazeiro do Norte, na região metropolitana do Cariri (CE), participaram nesta terça-feira (25) da terceira Demonstração do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará (SPRC). O evento "Cidadania em Bytes: Demonstração no Cariri", teve como objetivo aproximar a população do interior do estado do processo de construção do Sistema, que desde seu início tem como foco o cidadão. Pensando dessa forma, nada mais natural que as pessoas que vão utilizar as ferramentas as conheçam e utilizem, na prática, contribuindo ativamente com sugestões e devolutivas.

Desde as oito horas da manhã de hoje os computadores do Vapt Vupt de Juazeiro do Norte já estavam ligados, aguardando os primeiros cidadãos que participariam do teste. Não havia um perfil fechado de público e as máquinas estavam disponíveis para quem quisesse acessá-las, o que contribuiu para uma amostra heterogênea e autêntica, composta pela participação de professores, funcionários públicos e ouvidores, por exemplo. As pessoas tiveram a oportunidade de submeter uma solicitação, reclamação ou elogio no Sistema, avaliando cada etapa do processo.

Demonstração Pública no Cariri SPRC_Vapt Vupt_2

Para Maria Wilda dos Santos, de 46 anos, a garantia do acompanhamento de resposta para as solicitações é um dos pontos fundamentais do Sistema. “ Sempre utilizei sistemas de ouvidoria e informação mas era uma grande decepção, porque não tinha retorno. Uma época, viajei até Fortaleza para usar um sistema desse tipo e, mesmo assim, minha situação não foi solucionada. Hoje vim conhecer esse novo sistema em desenvolvimento porque acredito muito no exercício da cidadania e não posso ficar descrente nesse sentido. A ferramenta é de extrema relevância, mas principalmente a devolutiva”, avalia. Maria é coordenadora de uma escola municipal no Cariri e fez questão de participar do evento para levar as informações sobre o novo Sistema para a comunidade escolar.

Na opinião da ouvidora Maria Salvina Leta Costa, de 28 anos e que também participou do teste, a facilidade de acesso e a organização das informações no Sistema merecem destaque. “ Achei muito interessante do ponto de vista do usuário cidadão, porque o sistema funciona bem tanto visualmente quanto para manusear. Está tudo muito claro e até quem nunca teve acesso a internet consegue usar com tranquilidade”, diz. Para ela, o próprio ouvidor também será beneficiado pela nova ferramenta devido a maneira como as informações são organizadas.

Demonstração Pública no Cariri SPRC_Vapt Vupt

Essa visão da ouvidoria com relação ao sistema foi abordada pelo coordenador geral do projeto SPRC, Nilson Oliveira. “O mais interessante é que estão surgindo demandas. As ouvidorias setoriais que vieram até aqui fazer o teste com os cidadãos já querem agora ver o sistema também pelo lado administrativo. Então é uma experiência fantástica da qual já estamos colhendo frutos agora”, frisa.

Para Nilson, levar a demonstração pública ao Cariri foi uma oportunidade de fazer alinhamentos muito valiosos no sistema por meio das sugestões de quem realmente importa, que são as pessoas que vão utilizar o serviço. A maior recompensa da equipe, segundo ele, será o cidadão do Ceará mudar de patamar em relação à média do Brasil entre aqueles que se sentem verdadeiramente à vontade para se manifestar quando algo não funciona como deveria, quando uma denúncia precisa ser feita garantindo o anonimato ou até mesmo quando um elogio merece ser realizado.

Para os próximos ciclos estão previstas mais atividades que aproximem o cidadão do desenvolvimento do Sistema, cumprindo a premissa básica do projeto que é ter a população como centro de todo o processo. Todas essas atividades serão divulgadas com antecedência aqui no blog e no site da CGE.

Clique aqui e inscreva-se em nossa lista para receber as novidades do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará.