SITE DE ACOMPANHAMENTO

Masterclass sobre Transparência marca início do Ciclo de Trabalho 3

Ciclo de Trabalho 3 Evento Vídeos
Cover fabiano angelico transpare%cc%82ncia
Fabiano Angélico durante a segunda palestra do dia.

Para marcar o início das atividades do Ciclo de Trabalho 3 do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, Fabiano Angélico, especialista em Transparência, Accountability e Combate à Corrupção, fez duas masterclasses sobre Transparência na Administração Pública nesta quinta-feira, 26 de janeiro. A intenção das palestras era mostrar caminhos e rumos para aperfeiçoar a forma como as informações públicas são disponibilizadas aos cidadãos. 

A primeira delas aconteceu às 9h30, e contou com a presença de secretários de Estado e representantes dos gestores, além do secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá. Na parte da tarde, cerca de 150 servidores do Estado participaram da palestra, que aconteceu no Centro de Convivência do Servidor Público.  

Em ambas as ocasiões, o especialista falou sobre a adoção da Transparência no âmbito da administração pública, fazendo um panorama do que foi desenvolvido até então no Brasil, as leis em vigor, os desafios e as oportunidades do tema. Em um dos momentos, citou que a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527 de 2011) trata a transparência como regra e o sigilo como a exceção, ou seja, detalha apenas aquilo que não pode ser publicado. 

Angélico destacou os países referência no tema, Estônia e Finlândia, onde investiu-se em uma gestão de dados que assimila diferentes sistemas por meio de uma camada de integração. Para explicar o que é a camada de integração e como ela funciona, a equipe da Caiena produziu um vídeo educativo durante o Ciclo de Trabalho 2 do projeto, entregue junto dos demais produtos do ciclo em questão:

Camada de Integração - Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará from Caiena on Vimeo.

Para ler o conteúdo completo da apresentação feita por Fabiano Angélico, basta acessar o anexo deste post. 

Clique aqui e inscreva-se em nossa lista para receber as novidades do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará.