SITE DE ACOMPANHAMENTO

Pesquisa Web com cidadãos teve mais de 8 mil respostas

Ciclo de Trabalho 3 Ciclo de Trabalho 5
Cover pesquisa
Pesquisa teve 183 cidades representadas entre as respostas.

No início de março, postamos aqui no blog um convite a todos os cidadãos para participar da pesquisa "Melhorando a Comunicação entre o cidadão e o Governo do Ceará", iniciada em 23 de fevereiro, durante o Ciclo de Trabalho 3 do projeto. A pesquisa foi encerrada no dia 12 de abril, marcando o Ciclo de Trabalho 5. Ao final, obteve-se respostas de 8.414 cidadãos. Praticamente todos os municípios do Estado foram representados: 183 das 184 cidades do Ceará tiveram ao menos um cidadão participante da pesquisa. O objetivo principal era compreender melhor as necessidades, preferências e comportamentos dos cidadãos ao passar por situações que poderiam demandar o registro de uma manifestação ao Estado. Essa manifestação pode ser um pedido de acesso à informação ou serviços de ouvidoria para reclamação, denúncia, solicitação de serviço ou mesmo o registro de um elogio. Cerca de 2.300 participantes contribuíram, ainda, com comentários com críticas, elogios e sugestões em relação aos serviços oferecidos pelo Governo. 

Como a pesquisa não tinha um caráter amostral representativo da população, as respostas colhidas têm expressivo valor, uma vez que os respondentes reagiram voluntariamente, sem ter em mente quaisquer recompensas ou vantagens. É bastante interessante também o fato de 76% dos participantes terem registrado seu e-mail para continuar acompanhando o projeto. 

De todos os participantes, 45,8% eram mulheres, 53,9% eram homens e 0,3% se classificaram como "outro", como os gráficos abaixo mostram. 

Pesquisa3

Pesquisa4

Uma grande maioria dos participantes (77,7%) relatou usar aparelhos do tipo smartphones, ao invés de celulares simples. 

Pesquisa8

Perguntados sobre como reagiriam após um mal atendimento ao buscar o serviço público, 78% dos respondentes optariam por buscar uma solução para a situação diretamente com o servidor fazendo o atendimento: 

Pesquisa7

Além disso, em uma de 1 a 5, em que 1 representa "nenhuma" e 5 representa "tenho grande habilidade", a maioria dos respondentes classificou sua habilidade para manusear smartphones como 5. 

Pesquisa1

Quando perguntados sobre os tipos de informação consideravam que o governo deveria tornar públicas para o cidadão, o respondente deveria responder se considera: muito imporante, importante, pouco importante ou nada importante. Nessa hierarquia, os gastos com em determinada obra foram os que mais recebram importância, ao se somar os valores nas colunas "é importante" e "é muito importante". 

grafico16

Os dados e análises obtidos a partir da aplicação da pesquisa permitem um olhar aproximado dos cidadãos do Ceará e suas preocupações em relação aos serviços de ouvidoria, transparência e acesso à informação. Todos os resultados da pesquisa serão disponibilizados no relatório do Ciclo de Trabalho 5, em breve disponível aqui pelo Blog. 

Clique aqui e inscreva-se em nossa lista para receber as novidades do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará.