SITE DE ACOMPANHAMENTO

Especialistas se reúnem para definir próximos passos do projeto 

Ciclo de Trabalho 10 Evento
Cover img 8682
Encontro aconteceu no dia 22 de setembro, em São Paulo.

Na última sexta-feira (22/09) os especialistas que atuam no desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará (SPRC) se reuniram para avaliar o projeto e pactuar os próximos passos do trabalho. O encontro aconteceu em São Paulo e reuniu os especialistas da equipe da Caiena, Eulália Camurça – Comunicação, Fabiano Angélico – Transparência, Valdir Simão – Planejamento, Sérgio Praça e Rafael Oliva, especialistas em Planejamento Governamental liderados por Simão, André Leirner – Desenho Institucional, Bruno Rigolino – Design, Nilson Oliveira – Coordenador, Paulo Latância – Gerente de Projeto, Bruna Galichio – Cientista Social, Caio Marques – UX/UI e Eduardo Assis – Engenheiro de Software. 

A ocasião permitiu aos especialistas discutir todas as áreas de abrangência do projeto, como o desenvolvimento das ferramentas, o design das interfaces, a comunicação e a linguagem do Sistema.

Para iniciar a conversa, fez-se um alinhamento sobre as implementações mais recentes do SPRC. Paulo Latância, Gerente de Projetos da Caiena, apresentou as interfaces pelas quais os servidores públicos poderão acessar as manifestações e solicitações criadas pelos cidadãos. Essa apresentação foi bastante importante para mostrar a maneira como esses usuários se relacionam com o Sistema. Os especialistas puderam sugerir melhorias a partir das interfaces apresentadas, como alterações nos campos da pesquisa de satisfação enviada aos cidadãos após um atendimento.  

Reunião do SPRC_22.09

A linguagem cidadã também foi um dos pontos abordados durante a conversa, dando continuidade a um tópico que tem sido discutido publicamente desde o Encontro de Comunicadores, realizado no Cariri, em julho. Nesse caso, o objetivo é adequar a linguagem do SPRC de maneira que os cidadãos possam compreender as informações públicas facilmente e sem que nenhum dado seja modificado por conta da linguagem.

Ainda na reunião, estabeleceu-se entre os especialistas que os próximos objetivos do projeto serão a melhoria contínua das ferramentas de Ouvidoria e Acesso à Informação, o aprimoramento da linguagem cidadã e a priorização do desenvolvimento as ferramentas de Transparência, assim como os próximos eventos públicos do projeto. Discutiu-se também  alguns dos artefatos que serão produzidos quando da transferência da tecnologia – como manuais e tutoriais sobre o Sistema voltados tanto para os órgãos públicos, quanto para os cidadãos em geral. 

Reunião do SPRC_22.09

Por fim, os participantes debateram os caminhos para a manutenção do SPRC após a sua finalização. Essas ações, não necessariamente ligadas à tecnologia, formam um conjunto de recomendações para a criação de um ambiente que incentive a busca por informações públicas e a participação ativa da sociedade na prática do controle social. 

Clique aqui e inscreva-se em nossa lista para receber as novidades e próximos eventos do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará.