SITE DE ACOMPANHAMENTO

Repasse da Tecnologia: Servidores recebem treinamento para utilização da plataforma Ceará Transparente

Ciclo de Trabalho 13
Cover xtreinamento ceara 19022018 1262
Profissionais tiveram a oportunidade de navegar pelas interfaces e funcionalidades do Ceará Transparente

Desde o dia 19 de fevereiro servidores públicos do estado do Ceará começaram a ser treinados por equipes da Caiena para utilizarem o Ceará Transparente, novo Sistema de Transparência, Ouvidoria e Acesso à Informação que permite um relacionamento mais próximo com o cidadão do Estado; treinamentos acontecem até a metade do mês de abril

Para que um Sistema seja efetivo é essencial que seja levada em conta a experiência de quem já faz parte do contexto em que ele é utilizado. Por isso, ensinar os servidores públicos do estado do Ceará a utilizarem o novo Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, agora batizado de Ceará Transparente, é mais do que um repasse da tecnologia desenvolvida: é uma oportunidade de aprendizado e troca que coloca mais uma vez as pessoas como centro do processo de criação desse sistema . É com esse pensamento que a equipe da Caiena iniciou no último dia 19 de fevereiro o treinamento dos servidores que utilizarão o novo Sistema, seja encaminhando, gerenciando ou respondendo às manifestações de Ouvidoria ou as solicitações de Acesso à Informação submetidas pelos cidadãos.

Na manhã do último dia 19, em Fortaleza, as equipes da Caiena apoiadas por membros da CGE e em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP) receberam as primeiras turmas a serem qualificadas para fazer a gestão da nova plataforma. Enquanto isso, na cidade de Canindé, outra parte da equipe se preparava para iniciar o treinamento para atendentes e supervisores da Central 155. O início do dia foi marcado por apresentações e uma breve conversa introdutória sobre o projeto e o Sistema Ceará Transparente, abrindo espaço para perguntas e sugestões sobre a dinâmica da semana. Depois, as equipes de instrutores passaram a apresentar brevemente as funcionalidades do Sistema em um projetor, de maneira a proporcionar uma visão macro da plataforma e familiarizar os servidores com o novo ambiente.

Já que a prática leva à fixação das informações e ao surgimento das dúvidas, essa foi a etapa seguinte do treinamento e que se manteve em aplicação ao longo de todos os dias de aula. Dessa forma, foram preparados casos de uso do Sistema para que os servidores, individualmente ou reunidos em grupos, explorassem cada perfil do Sistema (com ênfase ao que se relacionava diretamente com a sua função), testando situações de uso que acontecerão em suas rotinas. É o caso de abrir manifestações em nome do cidadão, encaminhar solicitações para as áreas internas de cada órgão, transferir ou compartilhar manifestações, solicitar prorrogação de prazo e diversas outras.

No caso do treinamento que aconteceu em Canindé, na Central 155, houve também uma apresentação geral do Sistema. Aqui, no entanto, o foco foi especialmente direcionado ao fluxo dos atendimentos recebidos via telefone e como eles serão reportados e direcionados com maior facilidade com a utilização do novo Sistema. Em todos os momentos - seja no treinamento na EGP ou em Canindé, - os profissionais tiveram a oportunidade de navegar pelas interfaces e funcionalidades do Ceará Transparente, passando por todas as etapas de interação e compreendendo, na prática, as mudanças que a nova plataforma trará para facilitar o atendimento das manifestações e solicitações.

A capacitação continua nas próximas semanas, direcionada a todos os demais servidores e colaboradores que utilizarão o Sistema: os que atuam na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), responsáveis por fazer o monitoramento das setoriais do Estado, os ouvidores e responsáveis pelos Serviços de Informação ao Cidadão de diversos órgãos setoriais e também os atendentes e supervisores da Central 155. O treinamento acontece até o mês de abril.

Sobre o projeto:
O Governo do Ceará está reunindo os Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado dentro do Ceará Transparente. De linguagem acessível, a intenção é que as ferramentas disponíveis neste novo sistema facilitem o diálogo entre os cidadãos e o Governo. O novo sistema fornecerá a população um ambiente de fácil navegação, podendo acessar informações ou registrar manifestações de forma mais rápida e eficaz. Ainda será possível por meio da ferramenta a criação de fóruns para a discussão de assuntos específicos ligados ao Estado.

O Ceará Transparente está sendo desenvolvido pela CGE e pela Caiena Tecnologia e Design, por meio de uma operação de crédito firmada entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR).