SITE DE ACOMPANHAMENTO

Equipe de trabalho realiza pesquisa etnográfica com cidadãos do Ceará

Ciclo de Trabalho 3
Cover sistema de relacionamento pu%cc%81blico com os cidada%cc%83os do ceara%cc%81
Equipe se dedica à pesquisa etnográfica nesse etapa do projeto.

Durante o Ciclo de Trabalho 3, a equipe da Caiena está realizando a pesquisa etnográfica com os possíveis usuários e não usuários do sistema. Isto é: neste ciclo, a investigação sobre quem vai usar o sistema e quais são as suas necessidades se intensificam. Para isso, uma equipe se dedica a ir a diversas unidades de atendimento público, como o Vapt Vupt, delegacias e postos de saúde, entre outros, para conversar com os cidadãos usuários desses serviços.

O objetivo é entender o que essas pessoas buscam ali, se houve alguma dificuldade ao utilizar o serviço – as informações são suficientes? Encontrou o que procurava? – pois todas essas experiências contribuirão com a concepcão do Sistema e suas funcionalidades. 

Para que a participação seja ainda mais efetiva e ativa é importante que os entrevistados entendam também com o que estão contribuindo. Por isso, a equipe da Caiena entrega a cada um deles um descritivo que conta do que se trata o projeto, com o seguinte texto: 

"No processo de ouvir, atender, fornecer informações e ser transparente sobre a condução das atividades do Estado, acreditamos que devemos começar colocando em primeiro lugar o que é mais importante: os cidadãos.

Por essa razão, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), com o apoio do Banco Mundial, contratou a Caiena, uma empresa de tecnologia e design, para projetar e construir o Sistema Público de Relacionamento com os Cidadãos do Ceará. Durante o projeto, a Caiena está realizando oficinas de criação conjunta, pesquisas de campo, análises sobre as principais necessidades das pessoas que já usam – e das que ainda não usam – os sistemas de atendimento do governo.

Em muitos desses momentos, a Caiena tem contado com o apoio de cidadãos que estão ajudando a construir um sistema que pode tornar o Ceará um Estado referência em Transparência, Ouvidoria e Acesso à informação. Se você está lendo isto, você é um destes cidadãos. Para continuar acompanhando o projeto, acesse: www.ceara.caiena.net ou www.cge.ce.gov.br.

A você, nosso muito obrigado!". 

Para ver o documento entregue, basta acessar o anexo deste post. 

Clique aqui e inscreva-se em nossa lista para receber as novidades do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará.