Especialistas se reúnem para definir próximos passos do projeto 

Ciclo de Trabalho 10 Evento
Cover img 8682
Encontro aconteceu no dia 22 de setembro, em São Paulo.

Na última sexta-feira (22/09) os especialistas que atuam no desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará (SPRC) se reuniram para avaliar o projeto e pactuar os próximos passos do trabalho. O encontro aconteceu em São Paulo e reuniu os especialistas da equipe da Caiena, Eulália Camurça – Comunicação, Fabiano Angélico – Transparência, Valdir Simão – Planejamento, Sérgio Praça e Rafael Oliva, especialistas em Planejamento Governamental liderados por Simão, André Leirner – Desenho Institucional, Bruno Rigolino – Design, Nilson Oliveira – Coordenador, Paulo Latância – Gerente de Projeto, Bruna Galichio – Cientista Social, Caio Marques – UX/UI e Eduardo Assis – Engenheiro de Software. 

A ocasião permitiu aos especialistas discutir todas as áreas de abrangência do projeto, como o desenvolvimento das ferramentas, o design das interfaces, a comunicação e a linguagem do Sistema.

Para iniciar a conversa, fez-se um alinhamento sobre as implementações mais recentes do SPRC. Paulo Latância, Gerente de Projetos da Caiena, apresentou as interfaces pelas quais os servidores públicos poderão acessar as manifestações e solicitações criadas pelos cidadãos. Essa apresentação foi bastante importante para mostrar a maneira como esses usuários se relacionam com o Sistema. Os especialistas puderam sugerir melhorias a partir das interfaces apresentadas, como alterações nos campos da pesquisa de satisfação enviada aos cidadãos após um atendimento.  

Reunião do SPRC_22.09

A linguagem cidadã também foi um dos pontos abordados durante a conversa, dando continuidade a um tópico que tem sido discutido publicamente desde o Encontro de Comunicadores, realizado no Cariri, em julho. Nesse caso, o objetivo é adequar a linguagem do SPRC de maneira que os cidadãos possam compreender as informações públicas facilmente e sem que nenhum dado seja modificado por conta da linguagem.

Ainda na reunião, estabeleceu-se entre os especialistas que os próximos objetivos do projeto serão a melhoria contínua das ferramentas de Ouvidoria e Acesso à Informação, o aprimoramento da linguagem cidadã e a priorização do desenvolvimento as ferramentas de Transparência, assim como os próximos eventos públicos do projeto. Discutiu-se também  alguns dos artefatos que serão produzidos quando da transferência da tecnologia – como manuais e tutoriais sobre o Sistema voltados tanto para os órgãos públicos, quanto para os cidadãos em geral. 

Reunião do SPRC_22.09

Por fim, os participantes debateram os caminhos para a manutenção do SPRC após a sua finalização. Essas ações, não necessariamente ligadas à tecnologia, formam um conjunto de recomendações para a criação de um ambiente que incentive a busca por informações públicas e a participação ativa da sociedade na prática do controle social. 

Clique aqui e inscreva-se em nossa lista para receber as novidades e próximos eventos do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará.